sexta-feira, 1 de março de 2013

Segundo movimento da sonata eu sou


Os grandes compositores clássicos, criavam um tema, e a partir desse tema iam acrescentando outros movimentos para enriquecer a composição. Como a vida, para cada um de nós que habitamos a Terra, ela é um tema, e a medida que caminhamos, vamos eliminando algumas notas, acrescentando outras.

É o caso do tema que eu criei, Eu Sou! Muitos movimentos ainda vão ser somados a ele.

Outro dia, atendi uma moça, em um dos projetos sociais que trabalho com Floral de Bach. Como era a primeira vez, fui preenchendo a ficha com seus dados, nome, endereço, data de nascimento, e quando fiz essa pergunta, a resposta que ouvi foi - "Eu esqueci meu RG". Então eu disse que não precisava do RG, era só ela dizer a data. Foi quando ela disse que não sabia a data de seu nascimento.

Ivone, então se prontificou  ir até sua casa e pegar o RG bem rapidinho. Disse que não precisava, que numa próxima consulta ela o trouxesse. Ivone tem 30 anos, visivelmente com algum retardo de aprendizado, e com uma dor emocional que marcou sua vida.

Ela tem a consciência de sua dor, e chorou quando lhe perguntei se as pessoas de sua família a cumprimentavam no dia de seu aniversário, se quando era pequena, nessa data tinha bolo e ela soprava a vela, ela respondeu - "não, nunca fizeram um bolo para mim".

Eu estou acostumada a atender pessoas com assuntos pesados, como abuso sexual, estupro, dependentes de droga, espancamento e tantos outros, mas esse atendimento me impactou momentaneamente.

Me deparei com um ser humano, que não tem identidade, não sabe quem ela é, nasceu, mas ainda não chegou, aos 30 anos, não criou raízes, seu Eu Sou está perdido em algum lugar, só existe um vazio.

Quando na anamnese, perguntei o que ela achava dela, resolvi poupá-la e não perguntar mais nada, ela não sabia, e disse - "minha irmã disse que sou uma pessoa boa, que gosta de ajudar os outros, mas que não posso pegar ônibus porque não sei ler, mas, agora estou estudando novamente".

Contou também que a mãe morreu quando ela era pequena, o pai abandonou a família, e ela e a irmã foram criadas pela avó, que também tinha morrido há três meses atrás.


Existem algumas essências nos Florais de Bach, que ajudam pessoas com essas características de falta de identidade, individualidade, pessoas que na infância não tiveram a oportunidade de dizer Eu Sou, Eu Quero, essências que ajudam no enraizamento, a trazerem seu Eu Sou de volta e, ajudam as pessoas a cercarem seu Espaço Sagrado.

Esse é um caso interessante de acompanhar. Fico torcendo para que Ivone continue o tratamento, e tenha outras oportunidades de se auto conhecer, chegando inteira para a vida, sem desperdiçar a oportunidade que está tendo de viver aqui e agora, cumprindo sua missão.

Escrito por Carmen Quartim

Nenhum comentário:

Postar um comentário