sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Velha do Saco


O nome A VELHA DO SACO, nos reporta à antiga lenda para assustar crianças, que faz parte do nosso imaginário. Mas quando vem acompanhada de um complemento como A VELHA DO SACO DE HISTÓRIAS ou A VELHA DO SACO E O REALEJO, ameniza ou neutraliza o medo, aguçando a curiosidade sobre o “mistério” que há no saco, da agora, então, só VELHA.
Quando posta em movimento, atendendo à proposta de interação com o público, a boneca de fibra têxtil desprende-se de sua criadora, adquire autonomia, torna-se sujeito independente, como se um sopro espiritual lhe insufla-se anima.

Ao interagir com as pessoas, captura delas o lado lúdico, infantil e/ou carente de um colo afetuoso que só o “colo de vó” pode suprir. O público relaciona-se com ela como se existência real ela tivesse: emocionam-se, fazem perguntas, dialogam, abraçam, buscam sua atenção, confidenciam lembranças de suas mães, avós ou pessoas que foram ou são referência de carinho em suas vidas.

Isto é a magia das bonecas. Elas têm o poder de dar forma à memória, ao sonho, à fantasia...

Por Ana Nunes

Um comentário:

  1. Ana Nunes,
    vem compor conosco o "comentariosdemulher"...

    Ela vem compartilhar sua experiencia como Artista bonequeira, Contadora de histórias, Educadora de artes e moda.

    Ela se apresenta como uma mulher que se vale da arte, “porque ela celebra as estações da alma...“ _como diz Clarice P. Estes_ e que tem “o ofício de perguntar, o ofício de contar histórias, o ofício de ocupar as mãos...” (porque)...”todos representam a criação de algo, e esse algo é a alma. Sempre que alimentamos a alma ela se expande.”

    Ana Nunes é uma um prazer te-la conosco!
    SEJA BEM VINDA!!!

    ResponderExcluir