quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Toque-se...

CÂNCER DE MAMA

Mais ou menos uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. É a terceira maior causa de morte para mulheres nos E.U.A.

A descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer de mama. O câncer normalmente começa com um pequeno nódulo que pode se espalhar para órgãos vitais como fígado, cérebro, pulmão e espinha.

Causa: não é conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver e homens também podem.
- Ter mãe ou irmã com câncer de mama
- Nunca ter tido filhos
- Ter tido o primeiro filho após os 30 anos
- Histórico de exposição a radiação
- Fumar
- Terapia hormonal (estrogênio)
- Uso excessivo de álcool
- Ferimento no seio
- Obesidade

Sintomas: Na maior parte das vezes o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio. O nódulo é geralmente indolor que pode crescer lenta ou rapidamente.

Outros sintomas:
- Mudança de cor, reentrâncias, enrugamentos, ou elevação da pele em uma área do seio
- Uma mudança do tamanho ou formato do seio
- Secreção no bico do seio
- Um ou mais nódulos nas axilas

Diagnóstico:
- Fazer um auto exame mensal
- Fazer exame médico pelo menos uma vez ao ano
- Fazer uma mamografia entre 35 a 39 anos de idade. A partir daí, após os 40 a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. Se você apresentar características de alto risco de câncer de mama, você deve começar a fazer mamografias regulares aos 35 anos ou menos.

A maior parte dos nódulos não são câncer. Na maioria das vezes eles são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual. Mas todo nódulo deve ser avaliado.

Fonte:
http://boasaude.uol.com.br/











Suely Laitano Nassif

2 comentários:

  1. Oi, Suely Laitano
    Achei muito interessante o seu Post dedicado a atenção que devemos ter para prevenir o Câncer de Mama. Moramos em Cabo Frio e aqui também houve um programa de alerta às pessoas para se prevenirem sobre o Câncer, que se não detectado a tempo, pode ser fatal.
    Pertenço ao grupo de risco, minha mãe há 33 anos partiu para sempre, depois de muito sofrimento com câncer de mama, que apresentou metástase, ocasionando um grande sofrimento para ela e todos nós.
    Acho que vc deve morar nos Estados Unidos, onde a saúde é tratada com mais respeito.
    Tive um nódulo no seio,há 11 anos. Como pertenço ao grupo de risco, fui acompanhada com muita atenção. Fiz vários exames, inclusive pulsão e depois a minha médica, mastologista, optou por retirar o nódulo e foi feita a biopsia.
    Graças a Deus era um nódulo benigno! Tive o privilegio de ter um bom plano de sáude, ser operada em uma ótima Casa de Saúde e assistida por uma equipe excelente.
    Mas, infelizmente, no Brasil não é isso que acontece com a maioria das mulheres. Aquelas que dependem de um atendimento no SUS, que marca a consulta meses depois, e a mamografia, tão aconselhada é artigo de luxo, pois não há número suficiente de mamógrafos e mastologistas para atender as mulheres mais necessitadas.
    Acho muito interessante essa propagação, inclusive na TV, por atrizes, incentivando as mulheres a se cuidarem, fazendo anualmente a mamografia. Tocar-se é importante, mas depende muito da colocação do nódulo, se for bem interno, não será sentido. Só mesmop com a mamografia. Portanto, embora muito bonita a campanha não atinge a maioria das mulheres, é um privilégio de algumas.
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. ZildaeAntonio

    Prevenção: este é mesmo um tema controvertido!
    Prevenção é um dos principais temas de Saúde Pública.

    Você tem toda razão.
    Moro no Brasil, em São Paulo, e partilho das mesmas condições de atendimento de saúde, que você descreveu. O que posso dizer é que temos que ter a noção de que prevenção não é uma estrada de mão única, de tal forma que se desejarmos melhores “condições de atendimento”, temos uma participação ativa e efetiva em sua realização.
    Seja porque temos consciência de nossas necessidades...
    Seja porque temos consciência dos nossos direitos como cidadãos...
    É, exatamente, por ter consciência que podemos criar mais e melhores “condições de atendimento” para torná-las uma realidade.

    É preciso divulgar o conhecimento para que possamos desenvolver consciência.

    Deste modo, um dos passos para a sua efetivação é a divulgação de informações para que possamos constituir uma idéia que se transforma em necessidade, até que esta necessidade se transforme em providência.

    É assim que surgem as políticas de prevenção que vão levar as conquistas realizadas da pesquisa de ponta até a sua disponibilização à população.
    Isto leva um tempo.
    Este tempo é um tempo de informar, de criar uma nova mentalidade frente aos problemas do dia a dia.

    O filme, conta de forma contundente este momento de passagem das conquistas da pesquisa de laboratório até o benefício partilhado por toda a população.

    Restam as perguntas:
    Qual população?
    Como a idéia foi absorvida?
    Teve sucesso?
    Expandiu-se para que populações?
    São questões que ainda permanecem em aberto.

    Prevenção é mesmo um assunto muito complexo, mas um caminho a ser descoberto e trabalhado.

    Agradecemos, mais uma vez, a sua participação, esperando contar sempre com você(s).
    Suely Nassif

    ResponderExcluir