sábado, 26 de junho de 2010

A Flor do Deserto

Filme: A Flor do Deserto
Diretor: Sherry Hormann



Suely Laitano Nassif

9 comentários:

  1. Por que sempre tenho a impressão de que homens foram feitos para o prazer, e mulheres para a culpa?

    O que pode justificar a continuidade, por milênios, de uma prática hedionda como essa, senão alguma profunda crença de que mulheres não merecem ser felizes, ou de que mulheres felizes são perigosas?

    Pesquisando sobre as possíveis razões para a manutenção desse ritual, encontrei:

    "aumenta o prazer do homem durante o ato sexual"

    Que Deus acabaria com o prazer de um filho, e, prol do prazer do outro? Que Deus pregaria a perpetuação da espécie, determinando que ao homem caberia só o prazer e à mulher a dor, o sacrifício, o trabalho?

    Quanto, quanto, quanto há a se fazer, a se falar, a se alertar, para que, nalgum dia, talvez, homens e mulheres vivam, todos, como filhos de um mesmo pai?

    Afinal, que grande risco corre a sociedade se as mulheres viverem suas vidas em plenitude?

    ResponderExcluir
  2. nenhum problema em viver a vida em plenitude. isso é coisa da cabeça de voces. Porem, voces projetam a coisa, acreditando que os homens fizeram isso com voces, que colocaram estas ideias na cabeça de voces. Nada mais falso. Voces acham isso, e nao assumem. Logo, tao cedo vao resolver o problema. Ao invés de culpar terceiros, tem que rersolver a questao dentro da mente das meninas.

    ResponderExcluir
  3. Carlos! Você veeeio!!! rsrs... Que coisa boa... :) Seja benvindo!

    Então, você tem que entender que eu não estou falando das cariocas que você vê todos os dias, desfilando sua sensualidade muito à vontade e talvez - talvez, hein! - vivendo sua sexualidade com liberdade...

    Eu tô falando do que ainda acontece NO MUNDO, Carlos, em pleno terceiro milênio...

    Segundo dados da UNICEF, hoje a mutilação genital feminina, na África e no Oriente Médio, ainda afeta três milhões de mulheres todos os anos.

    Quando tentamos entender o porquê disso persistir, nos deparamos com alegações desse tipo:

    - ajuda a preservar a virgindade da mulher até o casamento

    - reduz o desejo sexual da mulher, tornando-a uma esposa mais dócil e menos propensa à promiscuidade

    - aumenta o prazer do homem durante o ato sexual

    E mais um sem número de absurdos como esses...
    Em alguns lugares do mundo, a mulher não circuncisada é considerada prostituta!

    Carlos, se vc conseguir me citar um único ritual de mutilação masculina que seja feito para "dar mais prazer à mulher", ou para que o homem não seja um "prostituto", ou para mantê-lo virgem "na marra"até o casamento... ou qualquer outra barbaridade desse tipo, aí, talvez, você vá começar a me convencer de que isso "é coisa da nossa cabeça"...

    Estamos no Brasil, mas mesmo aqui, o homem que tem uma vida sexual muito livre e intensa, é chamado de "garanhão", enquanto a mulher na mesma situação é chamada de "vagabunda".

    E, quer que eu te diga, de verdade, o que acontece, mesmo na nossa cultura? Mulheres que vivem a vida em plenitude incomodam meeeesmo, e são combatidas, marginalizadas, impiedosamente criticadas, etcetcetc...

    É triste demais, mas é fato... :(

    ResponderExcluir
  4. Ana, ainda vivemos em um mundo machista, mas sabe o que eu acho mais triste é que existem mulheres mais machistas que homem, e sim mulheres decididas sabem o que quer e isso incomoda a alguns homens.
    É preciso um banho de cultura nesse país, para que aprendermos a respeitar o diferente de cada um.

    ResponderExcluir
  5. Oi,ana muito obrigado pelo convite,seu blog é lindo e os temas inteligentes!
    Compartilhamos da mesmo opinião.
    Toda aberração que vemos e lemos por aí,nada mais é do que a distorção de um lindo plano que Deus criou para nós.
    A sexualidade humana,foi criada por Deus para vários propósitos(plural),dentre esses cito o prazer,não apenas procriação como pensam alguns.
    Tanto é verdade isso que a bíblia dedica um livro inteirinho sobre a afetividade homem e mulher(Cantares de salomão ou canticos).
    Lá lemos sobre as carícias,o romantismo,a intimidade homem,mulher.Que é algo lindo e divino.
    Infelizmente,a ótica humana desfocou esse propósito divino,daí tomamos conhecimento de fatos escabrosos citados por voce aqui.
    As diferenças entre homem e mulher não são só anatomicas,físicas.Aqui não me refiro as injustiças sociais,digo as diferenças propositais que Deus criou.Por exemplo a maioria dos homens não sabem ler a mulher,como também há mulheres que não conseguem ler o homem.
    Veja um dos conselhos que o escritor aos cristãos de Éfeso dá aos homens:"...os maridos devem amar sua mulher como ao próprio corpo..."Não é lindo isso?Mas na frente diz:"Quem ama a esposa a si mesmo se ama..."(Efésios Capitulo 5 e versículo 28).Parafraseando isso ele quer dizer assim:"Quem cuida da mulher na realidade estará cuidando de si mesmo".
    Prova disso é que há pesquisas que provam que o divórcio é mais prejudicial para o homem do que para a mulher.
    A mulher é o tempero para a vida do homem.
    Não há superioridade masculina,nem feminina,todos somos iguais.
    O direito ao prazer sexual é igual à todos.
    O escritor da carta aos coríntios diz:...O marido conceda a esposa o que lhe é devido..."(I corintios 7:3)parafraseando quer dizer:PRAZER.
    Quando pensamos nesse assunto que é de vital importancia para homens e mulheres,também lembro-me daqueles casais que por desconhecimento ou por vergonha também privam-se do prazer sexual,seja por ejaculaçao precoce,egoísmo masculino,ou outro tabu qualquer.A esses recomendo dois ótimos livros:
    O que o ato sexual significa para o homem e O ato conjugal,facilmente encontrados na net gratuitamente.
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aninha
    Um absurdo que isso aconteça no terceiro milênio, quando o progresso e a vida do ocidente não deixa que muitas mulheres tomem conhecimento do que acontece com suas semelhantes na África e no Oriente. A mulher é relevada a um plano inferior e sexualmente mutilada para justificar a tirania masculina. Muitos não têm conhecimento do que acontece nessa parte importante do mundo e o filme "A Flor do Deserto" será um modo de informar a todos.
    Como vc sabe sou idosa e talvez pelo tempo de experiência conheço muitas mulheres que pensam não ter direito ao prazer e vivem uma vida de mentira e fingimento.
    Muito interessante o seu Post e o Blog nos dá a oportunidade de discutirmos assuntos importantes de nosso interesse.
    Parabéns!
    Deus a abençoe, ilumine e proteja!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana e Suely.
    Esta história é tocante e é só uma entre milhares que ocorrem longe dos nossos olhos e do nosso conhecimento.
    Em todos os ditos "livros sagrados" (seja a Bíblia, o Alcorão, a Torá etc.) a mulher é sempre citada como a origem de todos os males. Para falar de nossa sociedade, predominantemente cristã, o pecado original é imputado à mulher, Eva, e não ao homem, Adão.
    Há toda uma construção machista, chauvinista que vem de milênios.
    Um dia o Caetano disse uma coisa no Programa do Jô que poucos homens admitem, mas "homem tem medo de mulher". Por que? Porque temem, com os resquícios do machismo, que não são poucos, serem "inferiores" e no fundo sabem que em muitos pontos o são.
    O feminismo, ao contrário do que pensam alguns, não é o mesmo que o machismo, mas em "favor" da mulher. O feminismo é uma luta pela igualdade, enquanto o machismo é uma luta para que os homens ocultem suas inseguranças, medos, falhas. Também nós homens sofremos com isto, por não termos escolhido a sociedade machista, no entanto é preciso avançar muito, ainda. Não só nos países da áfrica e do oriente médio. Como disse a Ana, avançar no mundo todo. Mulher plena ainda incomoda, sim. Por que? Pela cultura milenar de origem "sagrada" de que a mulher é inferior, é suja, é impura. Quanto complexo masculino se esconde por detrás desta suposta crença na sua superioridade, não? Um mínimo de conhecimento psicanalítico leva fácil fácil a esta conclusão. Triste do homem que ainda se permite ficar refém do machismo. Não cresce, viverá cada vez mais amedrontado.
    Há tempos li um livro muito interessante da psicanalista Virginia Navarro Lins intitulado A CAMA NA VARANDA. Vale a pena ler, ainda que não se concorde com todas as visões dela. Mas o livro é rico em deomonstrar em parte as origens disso tudo.
    Derrubar por terra o machismo é não só libertar as mulheres, mas é libertar também os homens.
    Muito bom refletir sobre o assunto.
    Abraços a todos pensantes.

    Ivan Bueno
    blog: Empirismo Vernacular
    www.eng-ivanbueno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que coisa boa ver vocês se envolvendo... queria poder comentar cada um dos comentários, individualmente, mas talvez nem seja preciso, porque eles já dizem tanto...

    Quero agradecer demais a quem se animou a se manifestar, porque essa é a nossa grande necessidade: que se fale sobre tudo isso, muito abertamente.

    Os problemas não se resolvem, muitas vezes, porque simplesmente não se fala sobre eles... muitas coisas que nos envergonham vão pra debaixo do tapete, e lá, escondidinhas, se perpetuam... :(

    Assim seguem mulheres que apanham por toda uma vida, alcoolatras que morrem porque nunca assumiram o problema, toda sorte de vícios que maltratam tanto o viciado quanto todos os que convivem com ele... ah... tanta coisa...

    Olhem quanto se disse aqui:

    "mas sabe o que eu acho mais triste é que existem mulheres mais machistas que homem"

    Rodrigo, como isso é verdade!!! Você não imagina o quanto isso me agride... os machistas estão atrás de suas próprias vantagens... mas as machistas estão atrás de quê??????

    "Quem cuida da mulher na realidade estará cuidando de si mesmo".

    "Não há superioridade masculina,nem feminina,todos somos iguais.
    O direito ao prazer sexual é igual à todos."

    Adriano, parece tão simples, não? E é mesmo... o que afeta um afeta a todos...
    Somos todos iguais, com direito ao mesmo prazer... o pior disso, Adriano, é que não temos que convencer só homens disso... Há um sem número de mulheres que não pensa, e não sente assim...

    Tanto que a Zilda, que diz ter mais experiência que nós, ratifica:

    "conheço muitas mulheres que pensam não ter direito ao prazer e vivem uma vida de mentira e fingimento"

    "Há toda uma construção machista, chauvinista que vem de milênios."

    "homem tem medo de mulher". Por que?

    "Mulher plena ainda incomoda, sim. Por que?"

    "Derrubar por terra o machismo é não só libertar as mulheres, mas é libertar também os homens."

    Nem preciso dizer mais nada, Ivan... já é um tremendo consolo cruzar com pessoas que não negam essa realidade...

    Não poderíamos ficar falando uma vida sobre tudo isso?

    Noossa, obrigada pela presença, pessoal! E voltem, quero mais! ;)

    Beeeijos!!! :)

    ResponderExcluir